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Como prevenir quedas em idosos
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O envelhecimento refere-se a um processo ou a um grupo de processos que ocorrem nos organismos vivos, que com o passar do tempo, conduzem a uma perda de adaptação, prejuízo funcional, e eventualmente a morte. Nos idosos, a idade e as mudanças provocadas pelas patologias associadas, afetam os múltiplos sistemas que o controlam o equilíbrio, a locomoção, e a mobilidade aumentando assim o risco de quedas (SPIRDUSO, FRANCIS & MACRAE, 2005).Segundo dados do Sistema de Informação Médica/Ministério da Saúde, cerca de 54.730 pessoas morreram no Brasil devido a quedas entre os anos de 1979 e 1995, 52% dessa população era composta de idosos com 39,8% apresentando idade entre 80 e 89 anos. Os fatores de risco que contribuem para quedas são classificados como intrínsecos e extrínsecos. Os fatores intrínsecos se referem às alterações internas causadas pelo envelhecimento ou doenças associadas à idade, tais como, fraqueza muscular, déficit de equilíbrio, audição e visão, artrite, depressão, osteoporose, diabetes, doenças do coração, circulação, tiróide e sistema nervoso e também o uso de medicamentos que posam causar vertigem/tontura. Já os fatores extrínsecos são dependentes do ambiente que pode apresentar desafios às atividades rotineiras do idoso, como obstáculos dentro de casa ou nas ruas.A queda é um evento real na vida dos idosos e traz muitas conseqüências físicas e psicológicas. Tendo em vista a relevância deste tema, apresento algumas dicas simples que podem colaborar na prevenção de quedas entre idosos intervindo nos fatores intrínsecos e extrínsecos.Grande parte das quedas acontece dentro de casa e podem ser prevenidas se tomados alguns cuidados, torne sua casa mais segura da seguinte maneira :- Nunca deixe objetos nas escadas;- Conserte degraus frouxos ou desiguais;- Instale corrimãos dos dois lados da escada;- Coloque tapetes de borracha, ou tiras ásperas no piso do box ou da banheira  e também em demais áreas que podem ficar molhadas e escorregadias;- Instale barras para apoio das mãos no  box ou banheira e também próximas ao vaso sanitário;- Na cozinha, mantenha os itens mais utilizados numa altura de fácil acesso;- Não utilize cadeiras para alcançar objetos, tenha a mão uma escada leve e segura que possua barras de apoio para as mãos;- Não deixe sua casa muito quente ou muito fria, isto pode causar vertigem/tontura;- Mantenha os cabos de televisão, internet e telefone fora do caminho, prenda-os a uma parede;- Mova seus móveis de maneira a deixar o trajeto desobstruído;- Tenha sofás e cadeiras estáveis que possam suportar o seu peso;- Retire objetos do chão;- Tenha um telefone próximo à sua cama;- Tenha abajures ou interruptores perto de sua cama;- Tenha um papel onde estejam anotados telefones de emergência em letras grandes e legíveis perto de cada telefone de sua casa;- Utilize sapatos não escorregadios, de preferência com solado de borracha;- Instale lâmpadas mais luminozas (ou mais lâmpadas) pela casa, mantendo sua casa bem iluminada. Outras dicas importantes que podem previnir quedas atuando nos fatores intrínsecos são:- Peça a seu médico para solicitar um exame de densitometria óssea que avalia quão forte estão seus ossos. Caso necessário, seu médico poderá prescrever medicamentos para deixar seus ossos mais rígidos;- Faça exames rotineiros (pelo menos uma vez por ano) para checar sua visão e audição. Sempre utilize seus óculos e/ou aparelho de audição conforme o prescrito pelo seu médico;- Descubra se o medicamento que está utilizando pode causar vertigem/tontura, se sim, pergunte ao seu médico o que pode ser feito para amenizar este efeito;- Levante lentamente da cama da cadeira ou do sofá, principalmente depois de acordar. Levantar muito rapidamente pode fazer com que sua pressão caia e você se sinta fraco;- Tome pouca quantidade de álcool, pequenas quantidades já podem afetar o equilíbrio;- Faça exercícios físicos de preferência sob a orientação de um profissional de Educação Física. Exercícios regulares mantém a força muscular, podem diminuir perdas ósseas, além de manter os músculos, tendões e ligamentos flexíveis, atuando na mobilidade física e estabilidade postural.           

Aproveite essas dicas e cuide-se, torne seu processo de envelhecimento mais seguro e saudável! 

Carolina dos Santos Morales
Graduanda em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP)

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Referências Bibliográficas: 

SPIRDUSO,W.W; FRANCIS, K.L; MACRAE,P,G.  Physical Dimensions of Aging. 2.ed.  Estados Unidos da América: Human Kinetics, 2005.National Institute of Health; National Institute on Aging. Bound for your good health: a collection of age pages. Gaithersburg: NIA, 2005.

PERRACINI,M.R; RAMOS, L.R. Fatores associados a quedas em uma coorte de idosos residentes na comunidade. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.36, n.6, 2002. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102002000700008 >.  Acesso em 10 julho 2008.

FABRÍCIO,S.C.C; PARTEZANI,R.A; JUNIOR, M.L.C. Causas e conseqüências de quedas de idosos atendidos em hospital público. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.38, n.1, 2004. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003489102004000100013 >.  Acesso em 10 julho 2008.

GUIMARÃES, L.H.C.T; GALDINO, D.C.A; MARTINS, F.L.M; VITORINO, D.F.M; PEREIRA, K.L; CARVALHO, E.M.Comparação da propensão de quedas entre idosos que praticam atuvidade física e idosos sedentários. Revista Neurociências, São Paulo, v.12, n.2, 2004. Disponível em: < http://www.unifesp.br/dneuro/neurociencias/Neurociencias12-2.pdf#page=11>.  Acesso em 10 julho 2008.




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